terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ESPERANÇA

Há algum tempo, não tenho colocado postagens no Blog. Pura decepção com as "coisas" de Juazeiro. Agora, vislunbro uma possibilidade de alguma melhora, com a possível ida de Manoel Santana, para a Assembléia Legislativa do Ceará. Quando Vereador foi combativo, como Prefeito, foi combatido, mas muito melhor do que o atual e lá na Assembléia , pode ser uma esperança para Juazeiro e o Cariri, tão carentes de lideranças. Muita coisa pode ser feita, isto se o nosso Governador, que é caririense, faça como Cid Gomes: olhe para a sua Terra. Pelo menos, é uma esperança. Juazeiro e o o Cariri, MERECEM.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Todo o Cariri está com novos Prefeitos. Uns reeleitos, outros novos. Mas uma coisa me chama a atenção, a maioria reclama das administrações anteriores. Até aí, nenhuma novidade. A novidade seria, se todos se unissem e começassem a pensar no que fazer de novo. Por exemplo, UNIREM-SE em torno da Região Metropolitana de Cariri, fazerem planos para um desenvolvimento integrado, exigirem a nomeação de um Gestor para ela, e, começarem a realmente planejar o tão sonhado desenvolvimento da Região. Existem tantas coisas em comum, como por exemplo, uma rodovia ligando Juazeiro à Missão Velha (apenas 13 KM), um Distrito Industrial, localizado próximo à futura Transnordestina (estrada de Ferro),um Porto Seco, a conclusão imediata do Canal do Crato, um plano integrado de Turismo Regional, a construção de UM ELEVADOR (do tipo do existente em Salvador) ) ligando o centro ao Seminário, no Crato, uma ligação aérea entre Barbalha e o Caldas e tantas outras obras necessárias nas várias cidades do Cariri, que possue um potencial enorme para o seu desnvolvimento? Seguir o exemplo de Pernambuco e, principalmente, exigir do Governo Estadual, que olhe o Cariri, como olha para Sobral. O Juazeiro Merece e o Cariri também

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Intervenção divina

Foi com desprazer, que li a carta de Alcymar Monteiro, renunciando à sua candidatura à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Desprazer por ver que o que ele disse, é a mais pura verdade. Juazeiro transformou-se em um feudo dos maus políticos, que só querem o poder para dar vazão às suas ambições politicas. Nenhum quer o bem de nossa cidade. Só o Poder. \Está na hora do povo, através de seu voto, transformar a situação. Mas aí há um porém : VOTAR EM QUEM? Só mesmo um milagre do Padre Cicero. Nem apelar para a Justiça se pode, já que ela, aos poucos, vai liberando os políticos "ficha suja". Somente a JUSTIÇA DIVINA e o Padre Cicero, podem mudar esta situação. JUAZEIRO MERECE ( esta intervenção divina)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carlos Pimentel escreveu(transcrição do Blog de Juazeiro)

Às vezes me dá vergonha de ser juazeirense. A história de minha cidade é permeada de nomes sacratíssimos pelos atos heróicos e pela devoção à terra do Pe. Cícero. Descortinam-se na minha memória, figuras lendárias como as do Coronel Nery, Antônio Celestino, Manoel Vitorino, Odilio Figueiredo, Almino Loyola, Mascote, Vicente Teixeira, Doroteu Sobreira, José Ferreira de Menezes, José Bezerra e tantos outros, muitos deles anônimos peregrinos que deixaram suas terras para engrandecer pelo trabalho e pela honestidade o solo juazeirense. Vê-los nivelados a corruptos, estelionatários, pilantras, agraciados com a cidadania juazeirense me dá embrulhos no estômago e profundo desgosto. Título de cidadania transformou-se em alvará de bodega como disse determinado jornalista e qualquer vagabundo desfila faceiro e irresponsavelmente ileso como se a história da terra da Mãe de Deus fosse um simulacro e comportasse tais marginais da sociedade dita religiosa, tão apreciada mundo a fora. Ó tempora, ó mores. A inversão de valores e o enlameamento de costumes tem um novo nome: é o verbo melar, sujar o pano branco com que foi enxugado o sangue e o suor dos nossos heróis, nesses cem anos de nossa independência. Fossem vivos Pimpim Almeida, Filipe Nery, Pedro Sampaio, Luciano Teófilo, Amália Xavier e outros luminares da nossa vida histórica, devolveriam de imediato as honrarias, títulos de cidadão, medalhas do mérito do município, mercantilizadas a preço da bajulação e entregue a desmoralizados “propineiros” e meliantes travestidos de homens de bem que assolam a atual sociedade juazirense. E por isso o verbo melar é conjugado na primeira pessoa: Eu Melo, Eu Melo.... E rima perfeitamente com um nome acocorado por trás de um microfone, espalhando porcaria, injuria, calunia numa verdadeira cachoeira de lama que começou em Fortaleza, chegou à Quixadá, passando por Iguatu, Brejo Santo e atingindo Juazeiro. É sujeira demais. Postado por BETO FERNANDES às 10:43 0 comentários Marcadores: CIDADANIA JUAZEIRENSE, JOSÉ CARLOS PIMENTEL, Mídia

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Falta de ...

Por enquanto (estiver no governo o tal do Cid Gomes), continuamos no mesmo marasmo, em relação a investimentos de peso em Juazeiro e no Cariri. Basta olharmos para a parte de cima (do mapa) e veremos esta verdade. Tudo se faz para melhorar a vida da Zona Norte, Centro e de Fortaleza. São investimento em todas as áreas e não é só o que diz respeito à Copa do Mundo. Abrange uma série de setores. É simplesmente lamentável o que conteçe. E há ainda quem lamente o que faz o Juanorte, pregando o Estado do Cariri. Talves fosse uma boa. Juazeiro e o Cariri Merecem (uma sorte melhor).

domingo, 6 de maio de 2012

BIRD

Nos próximos dias, deverá chegar ao Cariri, uma missão do BIRD. Vem checar as obras que ele realiza na região (investimentos) e novos investimentos, com o apoio ( que milagre) da Secretaria das Cidades do Ceará. Até que em fim se olha para o Cariri, com ações realmente importantes para o nosso desenvolvimento. Juazeiro e o Cariri Merecem.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cariri Shopping

Depois de algum tempo em reformas, o Cariri Shopping, finalmente, vai começar a inaugurar às sua novas lojas e as reformadas. Com isto, se espera que continue a ser o maior shopping do interior do Ceará, se não o maior do Ceará, trazendo mais progresso para Juazeiro do Norte. Serão lojas de renomes nacionais e internacionais. Juazeiro Merece

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Marcos históricos

Infelizmente, Juazeiro do Norte, além de ser conhecido como "cemitério de jornais", agora está aparecendo como destruidor de marcos históricos. Se se procurar algum, é bem certo encontrá-lo encostado em um depósito qualquer, como se fosse "lixo histórico". Alguns prefeitos fizeram homenagens a determinados eventos e outros, vieram e os destruíram ou colocaram em "lugar incerto e não sabido". É lamentável! Se a nossa sociedade realmente quisesse preservar a nossa memória, faria pressão sobre as autoridades constituídas e , aí sim, os nossos marcos históricos seriam preservados. Pode-se reclamar contra as autoridades (e elas são também culpadas), mas o grande vilão somos nós mesmos que não fazemos nada para corrigir isto. Juazeiro não Merece

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ultimamente II

Há pouco comentei sobre o marasmo que havia no Cariri, em relação a planejamento de desenvolvimento na área de Governo. Felizmente isto parece que está mudando. Foram feitas reuniões, fórum de debates, planejamentos de Prefeituras, de Governo Estadual(pouco), fora, naturalmente, os grandes investimentos do setor privado. Graças à Deus e ao Padre Cícero. Fala-se até em rodovia para Missão Velha, Dique Seco, estender o metrô de superfície, etc. Ainda bem! Juazeiro Merece e o Cariri também

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ultimamente

Ultimamente, tenho ouvido falar-se muito em desenvolvimento, em planejamento deste desenvolvimento, em Região Metropolitana do Juazeiro (erroneamente chamada de Região Metropolitana do Cariri), em muitas coisas que estão somente na vontade ou no pensamento de algumas pessoas que realmente querem o desenvolvimento da nossa Região. Mas na prática fica somente nisso. Ninguém toma a iniciativa de sentar em uma mesa e discutir com as lideranças reais desta terra, como conseguir alavancar este tão almejado desenvolvimento. Há muito tempo ouço falar nisto, mas até hoje ninguém tomou a iniciativa de procurar resolver esta questão. Não estou aqui procurando saber quem é o culpado por tanto descaso. Estou procurando uma solução. Este solução seria promover um Fórum do Desenvolvimento, convocando toda a Sociedade Caririense para debater e chegar a uma solução que resolva este problema. Os participantes seriam estudantes, intelectuais, industriais, comerciantes, pessoas do povo, vereadores, políticos com mandato ou sem mandato, representantes de sociedades de bairro, e todos aqueles que tivessem vontade de conseguir colocar a Região da Cariri no rumo certo do desenvolvimento. Juazeiro Merece

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ridículo

Achei simplesmente RIDÍCULO, o não comparecimento de certos ex-Prefeitos à solenidade de entrega da Placa comemorativa aos 100 anos de Juazeiro. Afinal, era uma homenagem da cidade aos seus ex-Prefeitos e não uma homenagem política do Prefeito aos ex-Prefeitos. JUAZEIRO NÃO MERECE(ou merece por votar neles?)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rio Salgadinho

Em muito boa hora, aparece esta vontade de revitalizar o Rio Salgadinho (como ele era conhecido em minha infância e, acho, que até hoje) pelas Comunidades Eclesiais de Base. Lembro-me, quando garoto ( e lá se vão alguns anos), um velho pescador passava na calçada de minha casa (em frente à Matriz), trazendo vários peixes. Eram corró, tainha, curimatã, e outros que não me lembro dos nomes, pescados no rio salgadinho, alí bem perto, no Beco das Cobras. Nunca pensei, que alguns anos depois, os netos dele, se fossem pescar, só trouxessem garrafas pet, sacos de plásticos, sapatos velhos, etc. Muito boa esta idéia de se fazer a revitalização deste Rio. Juazeiro Merece (e o Cariri também)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Seremos GRANDES?

Aos poucos e apesar dos nossos não ambiciosos políticos, Juazeiro vai cumprindo o seu destino de cidade Grande. Grande em novos empreendimentos, como os Grandes Supermercados, construções de Grandes edifícios, nova (futura Grande) Universidade, grande Hospital, ampliação e construção de Grandes Shoppings, lojas de Grandes redes nacionais, entrada em circuito de turismo nacional, nova rádio FM, novas Varas da Justiça Federal, asfaltamento de ruas na zona rural, construção de um Grande conjunto residencial e novos Grandes etc, etc, etc. Tudo isto por causa do ÓBVIO: Grandes bençãos do Grande Padre Cícero. Juazeiro Merece

Aeroporto 24 horas

Depois de muitas idas e vindas, finalmente o nosso Aeroporto passou a operar 24 horas. Isto fará com que, mais companhias aéreas venham para Juazeiro do Norte, melhorando, ainda mais, o nosso (já grande) movimento de passageiros. Nova linhas serão instaladas e poderemos, também interligar alguns aeroportos de cidades, como o de Cajazeiras. Juazeiro Merece

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UFRC

Até que enfim, saiu a tão sonhada Universidade Federal Regional do Cariri, com campus em Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó e Iguatú. É uma das poucas obras que irão desenvolver, realmente, o Cariri e o Sul do Estado do Ceará, atingindo também, Estados limítrofes. Temos várias Faculdades ( e boas), mas todas particulares ( com exceção da Urca). Com esta nova Universidade, nossos jovens poderão estudar e formarem-se, sem os gastos enormes das Faculdades particulares. Esta sim! É uma obra de peso. Juazeiro (e o Cariri) Merecem

Será?

Muitas pessoas comentam que o Governo estadual ou Federal só prestigia Juazeiro do Norte. Outras falam que nada é feito para Juazeiro. Outros dizem que alguma coisa é feita para o Cariri. Outros que não. Afinal de contas, quem tem razão? No meu modo de ver, nem uma coisa, nem outra. O que falta mesmo é vergonha aos nossos políticos, que se contentam com migalhas. Vejamos! Muito se fala nas obras realizadas pelo Governo Estadual e Federal na Região Metropolitana de Fortaleza. Grandes obras que, realmente, farão aquela região desenvolver-se. Para Sobral, também existem projetos de obras desenvolvimentistas. E para o Cariri? Apenas obras paliativas. Obras que servem para enganar e tapar o sol com uma peneira.Obras que tragam o progresso, nada. Se elogia este ou aquele deputado federal, mas, o que foi que eles realmente fizeram? Qual obra de peso, que leve o Cariri, realmente, desenvolver-se? Nenhuma. O que temos que beneficia a Região da Cariri. é obra privada. O QUE FIZERAM PELO AEROPORTO ( FORA O GRANDE ESFORÇO DO VICE-PREFEITO Dr. Celestino)? CADÊ O PORTO SECO ( Ah! este vai para Sobral)? O Distrito Industrial em local adequado( entre Juazeiro e Missão Velha)? O Metrô, ligando os Bairros ( em Juazeiro, Crato e Barbalha) e os ônibus ligando as estações? A inclusão de Brejo Santo à RMC? A ampliação da Exposição de Crato ( conforme projeto do Prefeito Samuel e não deslocá-la para local incerto e não sabido). E a Comissão responsável para dirigir e Coordenar a RMC? E, por que não, uma Associação dos Prefeitos do Cariri (unida) para impor peso Político às suas reinvindicações? Minha gente. Vamos lutar bravamente por nossos direitos, como fizeram os nosso antepassados recentes, no inicio do século ( não contra nós mesmos), mas a favor dos nossos direito. Juazeiro (e o Cariri) Merecem

terça-feira, 5 de julho de 2011

Iderval Tenório escreveu

Cenário de Patativa do Assaré
Muita gente ainda confunde poesia matuta com Literatura de Cordel. Em 2009, ano do Centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré, considerado o maior expoente do gênero, os admiradores do poeta precisam fazer essa distinção. Patativa, ao longo de sua vida, escreveu e publicou cerca de vinte folhetos de cordel.

Dentre os quais destacam-se: "Abílio e seu cachorro Jupi", "A morte de Arthur Pereira envenenado por sua filha Francisca Amélia", "Aladim e a lâmpada maravilhosa", "O Padre Henrique e o dragão da maldade", dentre outros, todos em linguagem correta, como é prática comum nesse gênero desde os tempos de Leandro Gomes de Barros. O grosso de sua produção, contudo, são poemas matutos, onde a linguagem procura reproduzir o modo de falar dos sertanejos de outrora, como se pode ver nesta obra a seguir:


O boi zebu e as formigas

Um boi zebu certa vez
Moiadinho de suó,
Querem saber o que ele fez
Temendo o calor do só
Entendeu de demorá
E uns minuto cuchilá
Na sombra de um juazêro
Que havia dentro da mata
E firmou as quatro pata
Em riba de um formiguêro.

Já se sabe que a formiga
Cumpre a sua obrigação,
Uma com outra não briga
Veve em perfeita união
Paciente trabaiando
Suas foia carregando
Um grande inzempro revela
Naquele seu vai e vem
E não mexe com mais ninguém
Se ninguém mexe com ela.

Por isso com a chegada
Daquele grande animá
Todas ficaro zangada,
Começou a se açanhá
E foro se reunindo
Nas pernas do boi subindo,
Constantemente a subi,
Mas tão devagá andava
Que no começo não dava
Pra de nada senti.

Mas porém como a formiga
Em todo canto se soca,
Dos casco até a barriga
Começou a frivioca
E no corpo se espaiado
O zebu foi se zangando
E os cascos no chão batia
Ma porém não miorava,
Quanto mais coice ele dava
Mais formiga aparecia.

Com essa formigaria
Tudo picando sem dó,
O lombo do boi ardia
Mais do que na luz do só
E ele zangado as patada,
Mais força incorporava,
O zebu não tava bem,
Quando ele matava cem,
Chegava mais de quinhenta.

Com a feição de guerrêra
Uma formiga animada
Gritou para as companhêra:
Vamo minhas camarada
Acaba com os capricho
Deste ignorante bicho
Com a nossa força comum
Defendendo o formiguêro
Nos somos muitos miêro
E este zebu é só um.

Tanta formiga chegou
Que a terra ali ficou cheia
Formiga de toda cô
Preta, amarela e vermêa
No boi zebu se espaiando
Cutucando e pinicando
Aqui e ali tinha um moio
E ele com grande fadiga
Pruquê já tinha formiga
Até por dentro dos óio.

Com o lombo todo ardendo
Daquele grande aperreio
zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura.

As formiga a defendê
Sua casa, o formiguêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mais uma!

Mais uma reunião do Governo do Estado na Região do Cariri. O que será que desta vez vão "DAR" a pobre Região Metropolitana do Cariri? Será que vem o sonhado Aeroporto? O distrito Industrial bem localizado? Projetos de novas indústrias para JUAZEIRO-CRATO-BARBALHA?CRATO- BARBALHA-JUAZEIRO?CRATO-JUAZEIRO-BARBALHA?(NÃO INTERESSA A ORDEM) Projetos para desenvolver o TURISMO TOTAL (e não só o religioso?) Extensão da linha do Metrô (lagartixa verde) para Barbalha e Missão Velha? Estradas de contorno para estas cidades?Gasoduto, porto seco, etc.... E as outras cidades, vão receber o QUE? PELA PROGRAMAÇÃO divulgada..... continua a mesma coisa. Por que os Prefeitos das cidades da Região Metropolitana do Cariri não se unem, fazem uma COMISSÃO para que eles mesmo dirijam e resolvam o que querem para nós e exigem do GOVERNADOR, que RECEBEU a maior votação jamais dada a um candidato a Governador pela Região do Cariri, que cumpram o que eles querem em nosso benefício? Quem tem coragem? Juazeiro e o Cariri Merecem uma atitude corajosa.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Finalmente !

Parece que alguma coisa está acontecendo em Juazeiro. Finalmente a Infraero está começando a reforma do Aeroporto. Mais uma companhia aérea está operando em nossa cidade. Foi feita uma reunião para se planejar o novo Plano Diretor. Vários grandes edifícios têm sido construídos. A Zona Azul pegou. O Programa Minha Casa Minha Vida constrói casas para a população carente. Começa a funcionar o Hospital Regional. Eventos culturais, universitários e comerciais são realizados. A cidade recebe os maiores supermercados, constrói e reforma shoppings. Prepara a comemoração de seu Centenário. De cidade sem Educação Superior, torna-se um dos maiores Centros Universitários do Nordeste. E vai por aí afora. Juazeiro Merece